Como lidar com a TPM?
16/06/2014
A tensão pré-menstrual, também conhecida por TPM, é um assunto que interessa a todos, especialmente aos homens que muitas vezes não sabem como lidar com essa situação que acomete as mulheres todos os meses. O comportamento irritadiço, a compulsão por alimentos específicos, como o chocolate, entre tantas outras características, estão relacionados ao ciclo menstrual que ocorre nas mulheres e se caracteriza por um conjunto de sintomas que se manifestam alguns dias antes de começar o sangramento.
O principal motivo dessa diferença nas atitudes femininas nesse período está na oscilação hormonal. O ciclo menstrual está diretamente relacionado à natureza do mundo feminino, sendo assim, todos os meses as mulheres estão suscetíveis a diversos sintomas – físicos e emocionais – relacionados à tensão pré-menstrual.
Esses indícios variam entre irritabilidade, dor de cabeça, ansiedade, alteração de humor, nervosismo, dificuldade de concentração, cansaço, inchaço corporal, fadiga, falta de energia, acne, cólica e outros. É importante ressaltar que os sintomas podem variar de mulher para mulher, assim como a sua intensidade, que tende a cessar até o fim da menstruação.
Durante a tensão pré-menstrual, as mulheres apelam para todas as formas de se livrar dos sintomas desse período, como o uso de medicamentos espefíciso, na tentativa de acalmar os ânimos. Dessa forma, alguns conselhos são interessantes e podem ajudá-las.
A recomendação inicial é aprender a se conhecer, anotar os dias da menstruação e o que sente em todo o período. Outra sugestão é não utilizar a TPM como desculpa para nada e saber se controlar, pois isso é fundamental para o crescimento pessoal, social e profissional. A terceira recomendação é tentar não marcar compromissos importantes e decisivos nesses dias de tensão. E por fim, a prática de exercícios físicos pode colaborar na amenização de alguns sintomas.
É fato também que os sintomas da TPM acabam, por muitas vezes, desafiando os homens, que não sabem ao certo como agir em muitos casos. Mas, ao contrário do que ocorre, não há motivos para se desesperar, pois alguns conselhos podem auxiliar o convívio com a companheira e deixar a relação mais saudável, como manter a calma e evitar críticas e discussões, além de fazer agrados, ser carinhoso e caprichar nos elogios à parceira.