O que é a tomografia computadorizada e quando realizar o exame?

22/01/2021 19:12

Em 1972 um novo “tipo de máquina de raio-X” criado na Inglaterra por dois pesquisadores rendeu-lhes um Prêmio Nobel de Fisiologia. A descoberta de Allan Cormack e Godfrey Newbold Hounsfield era um equipamento que permitia criar imagens mais detalhadas do organismo do que o raio-X tradicional conseguiria: a tomografia computadorizada. 

O exame utiliza a radiação para dividir o corpo em cerca de 600 cortes. Depois, gera imagens no computador que permitem um diagnóstico mais preciso pelo médico. Graças ao surgimento da tomografia computadorizada especialistas de diversas áreas conseguem hoje realizar diagnósticos precoces de doenças graves, como câncer. 

Além disso, o exame pode focar em uma parte específica do corpo. Ou seja, é possível avaliar o órgão afetado para saber seu estado e extensão dos danos causados por uma doença. Desde sua invenção, a tomografia computadorizada tem revolucionado a medicina e trazido muito mais bem-estar para os pacientes. 

E como é feito o exame de Tomografia Computadorizada?

Agora que já entendemos um pouco sobre a história e a forma de funcionamento deste exame, vamos ao paciente:

Basicamente o paciente é orientado para chegar na clínica ou hospital em jejum de 6 horas. De acordo com a parte do corpo a ser examinada poderá ou não usar contraste iodado na veia.

Sempre é feito uma entrevista antes para saber de alergias, doenças prévias, cirurgias, marcapasso, pinos pelo corpo, medicamentos que usa. Essas informações ajudarão o especialista a interpretar de maneira mais eficiente o exame.

Detalhes sobre o exame

No momento do exame é pedido para o paciente deitar na mesa que irá ser encaminhada para dentro do túnel que passa a radiação pela região estudada e forma as imagens no computador que serão posteriormente analisadas.

O exame dura em torno de 30 minutos e conforme o local em que é realizado poderá ter o resultado na forma de laudo médico no mesmo dia ou alguns dias depois.

A clínica que usa a telerradiologia consegue liberar os laudos para o paciente sempre no mesmo dia, isso porque os exames são enviados para uma plataforma em nuvem onde vários Radiologistas acessam e interpretam os exames em tempo real.

Riscos

Existem 2 riscos importantes para serem avaliados no momento de decidir realizar um exame de tomografia computadorizada:

  1. Tomografia computadorizada com contraste é nefrotóxica e por utilizar iodo na sua constituição, pode dar alergia.
  2. Como usa raios X como fonte de radiação, expõe o paciente a altas doses e deve ser sempre revisado o protocolo utilizado para realizar o exame.

 

Aplicações da Tomografia computadorizada

As 12 principais aplicações clínicas da TC:

  1. Tomografia computadorizada de crânio para avaliar AVC (acidente vascular cerebral) e traumas.
  2. Angiotomografia de tórax para avaliar embolia pulmonar.
  3. Tomografia computadorizada de tórax na oncologia ou enfisema pulmonar, dpoc e pneumotórax.
  4. Avaliação de próteses nos diferentes locais do corpo.
  5. TC com contraste de tórax e mediastino para avaliar parênquima e placas.
  6. Avaliação de estruturas articulares em geral, como da pelve para cirurgia de acetábulo para a ortopedia.
  7. TC na odontologia do tipo cone beam para avaliar arcada dentária, mandíbula. Também muito utilizado na bucomaxilofacial.
  8. Na área cardiovascular, avalia placas de coronárias ou de carótidas com a técnica de reconstrução em 3D. Também avalia volumes cardíacos e válvulas cardíacas.
  9. Especialidades como neurologia, urologia também se beneficiam com imagens de alta definição de áreas do cérebro, medula, coluna, abdome.
  10. Na radioterapia, a tomografia computadorizada com contraste auxilia no planejamento 3D do local a ser irradiado em tratamentos do câncer.
  11. Na veterinária é possível utilizar a TC para a maioria dos animais.
  12. Entomologia ligada a insetos, arqueologia e paleontologia também se beneficiam com o aparelho de tomografia computadorizada.
Conversar pelo Whatsapp
Olá estamos esperando seu contato!
Que tal tirar suas dúvidas pelo WhatsApp?
Iniciar Conversa!