Campanha Julho Verde
01/07/2025
Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP); Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil); Instituto Nacional de Câncer (INCA); Ministério da Saúde;
Julho é o mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, que quando somados todos os tipos da doença configura o segundo mais incidente no Brasil, mas que ainda é pouco conhecido pela população.
Tumores de cabeça e pescoço afetam áreas como a boca, língua, gengivas, bochechas, palato, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.
Criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) em parceria com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), essa campanha mobiliza estados de todo o país com ações de prevenção e informação sobre fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

O principal fator de risco é o tabagismo, especialmente quando associado ao consumo de álcool. A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano), transmitido por via sexual, também tem contribuído para o aumento dos casos, principalmente entre os mais jovens.
Os sintomas podem passar despercebidos no início, por isso, é importante ficar atento a sinais como: feridas na boca ou garganta que não cicatrizam, rouquidão persistente, dor ou dificuldade para engolir, caroços no pescoço e sangramentos incomuns na região da boca ou nariz.
O diagnóstico precoce pode aumentar significativamente as chances de cura, por isso, consulte um médico diante de sintomas persistentes.
Durante o mês de julho, o Santa Casa Saúde compartilhará conteúdos informativos sobre o tema em suas redes sociais, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde.